sexta-feira, 1 de maio de 2009

A revolução de Final Fantasy XII nos RPGs

Muitos dos fãs de RPG de video-games torceram o nariz quando ouviram falar das novidades que seriam implantadas em Final Fantasy XII, da Square-Enix. No entanto, a produtora mostrou que não está disposta a brincar com uma das suas franquias de maior sucesso e provou que sabe inovar com as mecânicas inseridas no jogo. Contando também com gráficos primorosos e com uma história envolvente, o novo capítulo de uma das mais extensas séries dos games promete ficar para a história do Playstation 2.

Fugindo completamente de tudo que se conhecia nos jogos de RPG, a Square-Enix investiu em um sistema de batalhas que mistura elementos dos jogos clássicos do gênero, com batalhas em turno, e dos action-rpgs, em que as ações são feitas instantaneamente. Funciona assim: ao apertar o botão de ação durante as batalhas (que acontecem ao se encontrar monstros andando pelo jogo), surge um menu de onde os jogadores podem escolher que ações tomar e seus alvos. Após isso, uma barra se encherá, indicando o tempo que levará para cada personagem realizar sua ação, permitindo que o jogador se posicione da melhor forma. Isso permite verdadeiras emboscadas, coisa inédita para os fãs do gênero.

Além do sistema inovador, o jogo também conta com os gráficos estupendos que são marca da franquia há anos. A parte jogável em si conta com texturas e efeitos surpreendentes, mas o que é realmente de cair o queixo são as animações, cuja qualidade chega a se comparar à de filmes em computação gráfica que vemos nos cinemas, como A Lenda de Beowulf.

O som também não deixa barato e se faz notar em todo o jogo.Com temas muito bem elaborados, as músicas embalam a aventura e aproximam ainda mais o jogador do espírito do mundo em que ele se encontra. Outro ponto interessante são os diálogos dublados em inglês, que fazem parte de vários pontos na história.

O enredo se passa em meio a uma grande guerra entre dois impérios, na qual um pequeno reino é conquistado por um deles, cabendo aos heróis tentar restaurá-lo e devolvê-lo aos seus legítimos donos. O mundo do jogo é muito vasto e a quantidade de coisas que se pode fazer é tanta que promete tomar meses até mesmo do mais dedicado jogador. Deve-se destacar o sistema opcional de caça a monstros específicos, que proporciona um desafio interessante para os fãs mais ousados.

Somando todos os pontos, podemos ver que a Square-Enix se superou novamente com mais um jogo digno de ser lembrado. Os fãs mais conservadores podem até mesmo se assustar com as mudanças no começo, mas é impossível não se render ao charme e à fluidez do jogo. Uma ótima pedida para quem quer se divertir com o bom jogo sem ter que gastar fortunas com consoles de nova geração.

Um comentário:

 
Simple Proff Blogger Template Created By Herro | Inspiring By Busy Bee Woo Themes Distribuido por Blog templates